operação quelônios

Três suspeitos de dois assassinatos em Santa Maria são presos

da redação*

Fotos: Polícia Civil (Divulgação)

Três jovens (as identidades não foram informadas - de 19 e dois de 20 anos - foram presos preventivamente e outro, de 21 anos, foi preso em flagrante durante a Operação Quelônios na manhã desta quinta-feira em Santa Maria. Nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos. A ação, comandada pela Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP), teve como objetivo prender os suspeitos de assassinar dois jovens - Estefani Schmitt, 28 anos, e Ruan Lerrandro Sachetto Soares, 23 anos. 

Polícia desarticula quadrilha que traficava drogas em presídio de São Gabriel

OS ASSASSINATOS
Conforme o delegado Gabriel Zanella, titular da DPHPP, um dos presos, 20 anos, que foi detido no Bairro Passo das Tropas, é apontado pela investigação como o autor da morte de Estefani, no dia 11 de fevereiro deste ano. A jovem estava em casa com os dois filhos, quando teve a residência arrombada e invadida pelo assassino. Ela tentou fugir pela janela com as crianças, mas foi morta com um tiro. Estefani estava grávida de cerca de 4 meses. 

Ele e a vítima eram desafetos, o que pode ser a possível motivação para o crime. Em depoimento, o suspeito negou envolvimento no crime - o 6º assassinato registrado na cidade em 2019. Após ser ouvido, o ele foi encaminhado para a Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm). 

Outros dois presos na operação, 19 e 20 anos, são suspeitos de assassinar Ruan Lerrandro Sachetto Soares no dia 7 de março deste ano. A vítima estava na Rua Ernesto Alves, Bairro Passo D'Areia quando foi baleada na cabeça. A dupla confessou a autoria do crime - o 9º homicídio deste ano na cidade -, que teve como motivação disputa entre facções criminosas rivais. Ambos já estavam presos na Pesm desde o dia 14 de março por porte ilegal de arma de fogo. 

Homem armado com carabina é detido por ameaça em Capão do Cipó

Ainda durante a operação, um jovem de 21 anos foi preso em flagrante também no Bairro Passo das Tropas por posse ilegal de arma de fogo - espingarda calibre .12) e receptação, já que a arma era roubada. A princípio, ele não teria envolvimento com nenhum dos dois assassinatos. Ele foi encaminhado para a Pesm. 

Os nomes dos presos não foram divulgados pela Polícia Civil. 

A Operação Quelônios teve esse nome em alusão ao apelido do suspeito de assassinar Estefani. A ação contou com 40 policiais civis e 15 viaturas. 

*Colaborou Victoria Debortoli

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Suspeito de assaltar casa e render mãe e filha em Formigueiro é preso Anterior

Suspeito de assaltar casa e render mãe e filha em Formigueiro é preso

Polícia prende oito suspeitos de integrar quadrilha que traficava drogas em presídio de São Gabriel Próximo

Polícia prende oito suspeitos de integrar quadrilha que traficava drogas em presídio de São Gabriel

Polícia/Segurança